Comunicado

A Diretoria Executiva da Delegacia Sindical no Rio Grande do Norte do Sindifisco Nacional alerta quanto à importância da privacidade e vida íntima dos AFRFB e, diante da insatisfação com a forma da convocação (de alguns filiados) para participar, obrigatoriamente, da palestra: “Educação Financeira – Um assunto a ser estudado”, realizou na tarde da quinta-feira passada (13/11/2014), véspera do evento, reunião com o Delegado da DRF/NATAL/RN para tratar do assunto.

Questionamos o Delegado sobre qual foi o critério utilizado para a convocação dos servidores para aquela palestra. Fomos informado que  os servidores convocados continham a rubrica “consignação” no respectivo contra-cheque, conforme consulta realizada pela Sagep.  No seu entendimento, como o contra-cheque é homologado pela administração da DRF/Natal, o acesso a estas informações podem ser utilizados para tal fim.

Diante de tal informação, manifestamos nosso desacordo quanto a forma, que utilizou-se de informações da vida financeira de servidores, depositadas sob a guarda do Sistema de Gestão de Pessoas, de caráter estritamente pessoal, não tendo qualquer relação com  o exercício da função de servidor público, causando constrangimentos aos servidores constantes daquela lista.

No nosso entendimento não deveria ter ocorrido à convocação de determinados servidores, mas tão somente o convite a todo o conjunto de funcionários da DRF/Natal/RN, no qual cada um tomaria a decisão de participar ou não do evento, haja vista o caráter pessoal da situação.

Não questionamos a realização do evento, mas alertamos que, em futuras convocações/convites, a forma não permita identificar situações de caráter estritamente pessoal, que possam trazer constrangimento aos participantes.